sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Calendário Escolar 2010

Jornada Pedagógica- 04 a 10 de Fevereiro
Início do Ano Letivo- 22 de Fevereiro
Recesso da Semana Santa- 01  a 04 de Abril
Recesso Junino- 20 de Junho a 04 de Julho
Término do Período Letivo- 16 de Dezembro
Total de dias letivos- 200

Distribuição das Unidades
I Unidade- 22/02 a 24/04
II Unidade-26/04 a 16/07
III Unidade- 19/07 a 08/10
IV Unidade- 11/10 a 16/12

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A clientela do Uyara Portugal convive com a violência urbana e doméstica, comuns na maioria dos bairros periféricos da nossa cidade. É um problema constante que atrapalha a segurança do local. Em relação ao transporte e saneamento básico temos atualmente uma realidade melhor do que já foi vivida. A comunidade já enfrentou sérios problemas de urbanização, chegando ao extremo da falta de estrutura física. Atualmente, o bairro está 90% calçado, com energia elétrica, água encanada e ônibus para atender a população na medida do possível. Com a chegada do transbordo Sul para a região do Tomba, melhorou muito a realidade de transporte coletivo no bairro.

PERFIL DOS ESTUDANTES

O corpo discente do Colégio Uyara Portugal mora na região periférica da cidade de Feira de Santana, próximo ao Centro Industrial e à zona rural da cidade de São Gonçalo dos Campos. O aluno é oriundo das famílias de classe baixa que trabalham em sua grande maioria no CIS e no comércio formal e informal. Muitos desses alunos entram no mercado de trabalho cedo por conta da situação financeira da família. Observa-se também um número grande de famílias chefiadas e sustentadas por mulheres. Em relação aos alunos da zona rural, pode-se perceber que algumas famílias vivem da agricultura familiar e outras são ligadas ao Centro Industrial do Subaé.
No que tange ao aspecto religião, percebe-se que a comunidade escolar freqüenta diferentes instituições religiosas, mas existe respeito às diferentes crenças.Quanto aos educandos do Colégio Uyara Portugal, podem-se perceber inúmeros níveis de carência, principalmente financeira e afetiva. Em sua maioria as famílias são chefiadas e sustentadas pela figura feminina. Por conta disso, trabalhar a auto-estima dos alunos é nosso maior desafio. Fazê-los entender que são cidadãos com direitos e deveres, principalmente, o direito a uma vida plena, capazes de construir e reconstruir a existência. Assim, contemplaremos os conteúdos baseados nas dificuldades essenciais, tendo o desenvolvimento da leitura e escrita como ponto de partida dos aspectos pedagógicos, uma vez que muitos de nossos alunos chegam sem apresentarem os pré-requisitos básicos para acompanhar o programa da série em que está matriculado, porque ainda não têm o domínio do processo elementar da linguagem escrita. Melhorar a qualidade de ensino e conseqüentemente aprovação se constitui nesse momento um dos maiores desafios dos atuais gestores.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A equipe gestora do Colégio Estadual Uyara Portugal é constituída por: Sandro Machado Fonseca- Diretor Geral; Rosana Almeida Brito- Vice-diretora- Matutina; Arlene França de Jesus Freitas -Vice-diretora- Vespertino; Sandra Lessa da Costa- Vice-diretora- Noturno e Janaína- Secretária Geral. O corpo docente é formado por 76 professores, sendo 90% com nível superior e pós-graduação. Em relação aos funcionários, temos um grande número de PST (Prestação de serviço temporário). Apenas 30% é do quadro efetivo da SEC.

DADOS CADASTRAIS

Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar
Colégio Estadual Uyara Portugal
Endereço
Vila Antônio Sérgio Carneiro, S/N- Bairro Tomba
Telefones
3622-6060
E-mail
ceuyaraportugal@hotmail.com
Home-page

Cadastro no MEC/Inep
2909516
Autorização de funcionamento
24/01/85
Classificação IDEB
2005-2,3/ 2007-3,3/ 2009-2,3
Modalidades de ensino
Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e EJA (Regular e Médio)
Quantitativo de alunos
2500

ESTRUTURA FÍSICA

Nossa escola é composta de: 21 salas, 1 secretaria, 1 sala de leitura, 1 laboratório de informática, 1 sala de vídeo, 1 quadra de esporte, 1 sala de professores, 1 cantina, 7 banheiros.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O CEUP acontece



CONFRATERNIZAÇÃO
PROJETO: CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA
PROJETO:CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA
FEIRA DE CULTURA
REUNIÃO DE PAIS
PROJETO:BRINCANDO COM A MATEMÁTICA
TEATRO
REUNIÃO DE PAIS

COLÉGIO ESTADUAL UYARA PORTUGAL

A HISTÓRIA DO CEUP

O Colégio Estadual Uyara Portugal foi fundado em 1995 pelo ex-governador João Durval Carneiro que comprou a fazenda Rodam Brasil para transferir os moradores da Avenida Anchieta que viviam numa favela, ali existente.O governador juntamente com os deputados, chefes de setores ligados a habitação e o diretor da Interurbis, Sérgio Carneiro, criaram um conjunto habitacional discutindo com os moradores da favela da antiga Avenida Anchieta (atualmente é a Avenida João Durval Carneiro). Os moradores receberam suas casas, o colégio, a lavanderia, a creche e um posto policial (conquistado posteriormente).
O colégio recebeu o nome de Uyara Portugal, para homenagear uma das idealizadoras do projeto que criou o conjunto habitacional Sérgio Carneiro. Alguns moradores foram indicados para serem os funcionários dos setores e dos órgãos públicos criado naquele espaço.
Infelizmente não há nenhum documento deixado por gestões anteriores, dentro dos arquivos do colégio, que nos conte sobre o seu nascimento. Todos os fatos aqui relatados estão na oralidade das funcionárias que trabalham na instituição desde a sua fundação.