quinta-feira, 9 de setembro de 2010

COLÉGIO ESTADUAL UYARA PORTUGAL

A HISTÓRIA DO CEUP

O Colégio Estadual Uyara Portugal foi fundado em 1995 pelo ex-governador João Durval Carneiro que comprou a fazenda Rodam Brasil para transferir os moradores da Avenida Anchieta que viviam numa favela, ali existente.O governador juntamente com os deputados, chefes de setores ligados a habitação e o diretor da Interurbis, Sérgio Carneiro, criaram um conjunto habitacional discutindo com os moradores da favela da antiga Avenida Anchieta (atualmente é a Avenida João Durval Carneiro). Os moradores receberam suas casas, o colégio, a lavanderia, a creche e um posto policial (conquistado posteriormente).
O colégio recebeu o nome de Uyara Portugal, para homenagear uma das idealizadoras do projeto que criou o conjunto habitacional Sérgio Carneiro. Alguns moradores foram indicados para serem os funcionários dos setores e dos órgãos públicos criado naquele espaço.
Infelizmente não há nenhum documento deixado por gestões anteriores, dentro dos arquivos do colégio, que nos conte sobre o seu nascimento. Todos os fatos aqui relatados estão na oralidade das funcionárias que trabalham na instituição desde a sua fundação.

Um comentário: